A quem pertence o poder dos dados?

Recentemente, tive contato com o vídeo “A quem pertence o poder dos dados”, disponibilizado pelo canal da Casa do Saber, no Youtube. Nele, o convidado, José Borbolla Neto (que eu não conhecia até então), apresentado como professor na área de ciência dos dados, trata do cenário atual em termos de um novo paradigma que se estabelece, de maneira geral, na educação, na economia e na política. Embora ele diga que não pretende estabelecer um juízo de valor, sua argumentação parece ir contra o funcionamento atual da internet, de modo que sua crítica se direciona, especificamente, ao mercado de produção de dados digitais, que acionam gatilhos comportamentais nos usuários, sob o pretexto da publicidade.

Quando assisti ao vídeo, pensei em trazê-lo para cá, uma vez que ele parece tocar em questões que viemos discutindo em sala de aula. Além disso, considerei que alguns apontamentos que foram feitos no vídeo se articulam com a discussão que propusemos, anteriormente, na postagem sobre a internet como um espaço de domínio público.

Fica aqui, então, a sugestão desse vídeo que pode desencadear algumas problematizações sobre cultura digital no tempo presente…