Diante do crescente interesse pelo estudo das materialidades tangíveis como partícipes da produção dos sentidos, das questões éticas e estéticas decorrentes e, portanto, do valor das obras, a disciplina apresenta um caminho teórico-metodológico de estudos dos objetos editoriais – do paradigmático códice às plataformas editáveis, das performances de galeria aos slams, todo material que se prepara para uma vida pública. Tópicos fundamentais: cultura digital e cibercultura; semiologia dos objetos e formação socioespacial, a noção de mídium.
Parte 1
Cultura digital e cibercultura
– cultura e política
– abordagem prometeica e abordagem fáustica
– partilha do sensível, multidão e enxame
Parte 2
Semiologia dos objetos e formação socioespacial
– objetos, tempo e espaço
– período técnico-científico informacional
– globalização
Parte 3
A noção de mídium
– as mediações, as inscrições
– transmissão
– heterotopias, atopia
Bibliografia*
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*Esta bibliografia é o registro de um percurso de trabalho desenvolvido nos últimos dois anos; ao longo do semestre, os projetos de leitura individuais serão seleções feitas conforme as pesquisas em andamento. Outras leituras poderão ser indicadas ao longo das aulas, atendendo a demandas que surjam. Recomenda-se aos interessados que conheçam também a bibliografia indicada na disciplina Literatura e Mercado Editorial.
Avaliação
Escrita periódica: cada participante deve eleger um objeto editorial sobre o qual fará as reflexões ao longo da disciplina, conforme a bibliografia sugerida e discutida em aula, podendo fazer acréscimos pertinentes a seu projeto de pesquisa. Essas reflexões serão partilhadas em ambiente digital.